Angola acolhe a fase final da sétima edição da Basketball África League (BAL), prova agendada para o primeiro semestre de 2027, revelou na quarta-feira o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, numa das salas de reuniões do Pavilhão Arena do Kilamba.
O facto foi anunciado após o encontro que o titular dos Desportos manteve com os representantes da NBA África.
“Trata-se do segundo encontro realizado, agora com a presença do senhor Amadou Gallo Fall, presidente da NBA África. Analisamos questões precedentes com vista à realização das duas actividades previstas para a BAL em Angola. Vimos também aspectos ligados ao calendário, algumas responsabilidades que devemos assumir em termos de infra-estruturas. Naturalmente, temos de alinhavar o futuro contrato para a realização dos eventos em Angola”, sublinhou o ministro.
Segundo Rui Falcão, o Pavilhão Arena do Kilamba será alvo de obras de requalificação, com a implementação do sistema de ar condicionado, à semelhança do que existe noutras latitudes.
“Estamos a ajudar a Federação a generalizar a prática da modalidade em toda a extensão do território nacional. A melhoria do basquetebol beneficia também outras disciplinas”.
Além da fase final da sétima edição da BAL em 2027, o país alberga no próximo ano uma das conferências. O Petro de Luanda, campeão, será o embaixador angolano pela sexta vez consecutiva.
O encontro contou ainda com as participações da rwandesa Clare Akamanzi, directora-geral da NBA África, e do senegalês Amadou Gallo Fall, presidente.