Falando em entrevista aos órgãos de comunicação social, ao meio da manhã desta sexta-feira, numa das “Placas” da organização, sita em Viana, Francisco Paciente, Presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola considerou a detenção ilegal e abusiva…
O líder associativo disse que a organização vai indagar as autoridades competentes para apurar os motivos da detenção do vice e, antes de terminar, exigiu que o mesmo seja tratado com respeito, dignidade que merece, pois, referiu, o jovem não é marginal, muito menos delinquente.
Informou que já foi accionado um advogado que, nos próximos momentos, irá ocupar-se do caso.
Terminou lamentando sobre o que ocorreu nas ruas de Luanda e não só, nos dias 28 e 29, e descartou responsabilidades da parte da ANATA, pois, disse, os actos de vandalismo e arruaça foram protagonizados por indivíduos de má fé, e que não pertencem a classe.
Rodrigo Catimba, foi detido na quinta-feira, 31 de Julho, na província de Benguela, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Até ao momento, as autoridades não apresentaram uma justificação oficial para a detenção. No entanto, presume-se que o acto esteja relacionado com as recentes manifestações que abalaram o país nos últimos três dias, promovidas por taxistas em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis. Os protestos degeneraram em confrontos com a polícia, pilhagens e vários actos de vandalismo, principalmente em Luanda, Benguela, Huambo e outras províncias.
Tanto a família como a ANATA exigem esclarecimentos e garantias legais quanto à situação do vice-presidente da associação, enquanto o SIC ainda não se pronunciou sobre os fundamentos desta acção.