Em DestaqueMundo

EUA: Departamento de Justiça limita acesso de Elon Musk a dados sensíveis do Tesouro

O Departamento de Justiça dos EUA concordou em limitar o acesso do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE na sigla inglesa), dirigido pelo empresário Elon Musk, a informações financeiras sensíveis do Departamento do Tesouro.

O acordo, estabelecido num documento apresentado na quarta-feira à noite pelos advogados do Departamento de Justiça, permitirá que dois funcionários do Departamento do Tesouro associados ao DOGE acedam à informação apenas numa base de “leitura”.

Esta restrição garante que, embora os dois indivíduos possam rever a informação, não poderão alterá-la, aprovar transações ou fazer mudanças.

A proposta tem de ser aprovada pelo juiz Collen Kollar-Kotelly, responsável pelo processo iniciado quando três sindicatos solicitaram aos tribunais que suspendessem temporariamente o acesso dos funcionários da DOGE à informação do Tesouro.

Os sindicatos alegam que o DOGE acedeu ilegalmente a informações confidenciais de milhões de americanos sem justificação ou processo legal.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, encarregou o controverso empresário Elon Musk de gerir o DOGE para reduzir a dimensão do governo federal e poupar, em teoria, milhares de milhões de dólares ao erário público. Para o efeito, Trump concedeu a Musk acesso a dados confidenciais do Tesouro.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados