Manuel Couto Alves, empresário português que factura milhões de dólares em Angola através construção de mini-redes solares, é o dono do Iate a motor Overmarine MA,que recebeu o nome das suas iniciais.
Segundo apurado, O MA é um iate de luxo construído pela Overmarine em 2019 e projectado pela Alberto Mancini Yacht Design.
É o primeiro casco da série Gransport 45, conhecido por sua excelenteMTUmotores e velocidade de cruzeiro de 21 nós.
De acordo com o site SuperYacht , o iate acomoda confortavelmente 10 convidados e uma tripulação de 7, tornando-o um epítome do luxo no mar.
Com um valor de mercado de US$ 25 milhões e um custo operacional anual de aproximadamente US$ 2 milhões, é um símbolo de luxo e opulência.
Manuel Couto Alves, nascido em 1968, é o fundador do Grupo MCA, líder em projetos de construção e infraestrutura em vários continentes.
Sob a liderança de Alves, o Grupo MCA opera em 12 sectores, incluindo energia renovável, logística, engenharia e saúde, e emprega mais de 2.000 pessoas.
O património líquido de Manuel Couto Alves é estimado em $200 milhões.
Possui casa em Angola e em quase todos os países onde tem negócios. A casa de família é, oficialmente, na Foz do Porto, relativamente perto do local onde vivem a primeira mulher do empresário e a sua única filha, para quem construiu um centro hípico em Leça da Palmeira.
Couto Alves é ainda proprietário de casas na Quinta do Lago, no Algarve, em Guimarães e é proprietário da Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, com capacidade para albergar 300 barcos.
Em Angola, a proximidade do grupo MCA com o poder tem levantado questionamentos, devido aos vários contratos obtidos sem concurso público.
O Club-k, reportou em 2021 que estavam em curso investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público português sobre às relações existentes com alguns governantes angolanos.